Morre a ex-primeira-dama Ruth Cardoso

A ex-primeira-dama e antropóloga Ruth Cardoso, 77 anos, morreu em sua casa, em São Paulo, às 20h40, vítima de uma arritmia cardíaca grave, decorrente de uma doença coronariana. A informação é do boletim médico, assinado pelos médicos Artur Ribeiro, Valter Lima e Edson Stefanini.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso estava ao lado da mulher na hora da morte, segundo o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra. Por causa do falecimento, o PSDB cancelou a solenidade de comemoração dos 20 anos do partido que ocorreria nesta quarta-feira. A cúpula tucana se dirige agora a São Paulo para prestar solidariedade. O PSDB confirmou o cancelamento no seu site.

De acordo com o boletim médico, Ruth foi submetida a um cateterismo cardíaco há um dia, que apontou uma doença coronariana. Os médicos informam no documento que a doença tinha extensão similar à descoberta em dois cateterismos feitos anteriormente, em 2004 e 2006.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) lamentou a morte da ex-primeira-dama e disse que o Brasil perdia "uma mulher exemplar". "Dona Ruth teve um comportamento exemplar como primeira-dama. Foi uma mulher culta, preparada, que fugiu aos padrões rotineiros de uma primeira-dama. Foi exemplar e fará falta".

O presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), também lamentou a morte de Ruth e disse que "o Brasil tem o dever de venerar sua memória". "Dona Ruth fez um trabalho admirável no campo social, com o programa Universidade Solidária. Ela teve a oportunidade de colocar em prática seus vastos conhecimentos do setor. Foi uma mulher de muitos méritos".

Postar um comentário

1 Comentários

Todos os comentários só irão ao ar se aprovados pelo dono deste blog.

Não será aceito comentários com:
- xingamentos ou ofensas;
- propagandas indevidas;
- spams;

Pedidos de parcerias somento por e-mail.