O que é um terremoto?

Terremotos

As vibrações que se originam nas profundezas da Terra e se propagam até sua superfície são chamadas de terremotos ou abalos sísmicos. Elas resultam de rupturas nas rochas por compressão ou tração na crosta terrestre. Essas falhas geológicas provocam ondas sísimicas que se propagam pelas camadas do planeta, do seu hipocentro (ponto onde se inicia o terremoto) até o epicentro (ponto da superfície onde o terremoto se manifesta). Além das falhas, a atividade vulcânica também podem provocar abalos.

A maior parte dos tremores ocorre nos limites das faixas que compõem a crosta da Terra. Como elas estão dispostas sobre uma camada de magma derretido, costumam se chocar, e é em suas beiradas que se concentram os terremotos. O interior das placas, por outro lado, sofre menor pressão. Isso explica porque os países que se localizam nestas regiões não enfrentam grandes terremotos. É o caso Brasil, que está no meio da placa Sul-Americana. Mas engana-se quem acha que não há abalos sísmicos em terras brasileiras. Eles ocorrem sim, mas como ficam na casa dos 4 pontos na escala richter, não acarretam efeitos observáveis na superfície.

O terremoto que deu origem ao tsunami de dezembro de 2004 foi o maior já registrado por um sismógrafo (aparelho que mede a intensidade do terremoto), ele marcou 9 pontos na escala Richter. O tremor aconteceu nas profundezas do oceano Índico, na costa da Indonésia, e provocou ondas com cerca 10 metros de altura.

Escala Richter

A intensidade dos terremotos é medida pela Escala Richter. Ela foi inventada pelos sismólogos do Califórnia Institute of Technology Charles Francis Richter e Breno Gutemberg em 1935. Richter nasceu no dia 26 de abril de 1900, na cidade de Hamilton, em Ohio, Estados Unidos, e morreu em 20 de abril de 1985, em Pasadena, Califórnia.

A escala funciona da seguinte maneira: um pêndulo, com oscilação controlada, é fixado em uma base de concreto que registra tremores em três direções: duas horizontais e uma vertical. A escala vai de zero a nove e os tremores fracos receberam valores próximos de zero. Cada unidade representa dez vezes a magnitude do tremor.


0 - Equivale ao choque causada por um homem ao saltar de uma cadeira
1 - Sentido apenas por instrumentos científicos
2 - Sentido por algumas pessoas e animais
3 - Sentido por muitas pessoas
4 - Sentido por todas as pessoas
5 - Destrói algumas construções
6 - Estruturas balançam e paredes começam a cair
7 - Destrói muitas construções e mata pessoas
8 - Um desastre
9 - Não sobra nada

fonte: Guia dos Curiosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários só irão ao ar se aprovados pelo dono deste blog.

Não será aceito comentários com:
- xingamentos ou ofensas;
- propagandas indevidas;
- spams;

Pedidos de parcerias somento por e-mail.