8 dicas para chegar ao topo do Google

Ter um site na primeira página do Google depende de vários fatores, é possível atingir sem investir dinheiro e sem investir muito tempo mas aí por vezes torna-se necessário algum conhecimento do que se faz.Hoje decidi partilhar algumas dicas que podem ajudar a alcançar o primeiro lugar numa SERP.

1. Escolher Keywords

Um dos maiores erros que os bloggers fazem é a má escolha de keywords o que por vezes acaba num mau desempenho nas SERP. Na minha experiência o erro mais comum é atribuirem unicamente 1 palavra chave.

Dando como exemplo este artigo, o titulo é: «8 dicas para chegar ao topo do Google», vou usar esta frase como keyword e dividi-la em várias keywords de forma a abranger um campo de pesquisa maior. Ninguém ou praticamente ninguém vai pesquisar «8 dicas» e observar os resultados de pesquisa na esperança de encontrar algo que goste.

De forma a alcançar bons resultados com keywords é necessário pensar como se fosse-mos pesquisar sobre este assunto. Dificilmente alguém pesquisará «Chegar ao topo do google», é mais provável que pesquisem «primeiro lugar no Google», logo aqui tenho 2 keyphrases e se quiser 1 keyword:
* primeiro lugar google
* primeiro lugar
* google

É necessário pensar bem antes de saturar um artigo, página ou site com keywords, não devemos exagerar. Devemos escolher conjuntos de duas ou 3 palavras para garantir melhores resultados e evitar usar palavras generalistas soltas. No exemplo anterior usei «google» como keyword, dificilmente terei resultados se alguém pesquisar «google» mas como o objectivo é encontrarem este artigo quando pesquisarem primeiro lugar ou primeiro lugar google, decidi inclui-la. Outro aspecto para ter em conta é tentar não ultrapassar os 65 caracteres no campo das keywords. Isto ajudará com que o bot do Google encare melhor as páginas.

Nota:
O limite não é para cada keyword mas sim para o conjunto total delas.Espaços, ifens ( - ), underscore ( _ ) contam como caracteres.

2. Títulos apelativos e descritivos

Um bom titulo descreve exactamente o que o artigo, página ou site têm para oferecer utilizando algumas palavras chave. Convem que o titulo não seja muito grande senão o Google irá encurtá-lo. Se não me engano os títulos no Google podem ir até aos 70 caracteres.

Os títulos são cruciais para garantir bons resultados nas SERP e têm bastante penso no resultados de qualquer motor de busca. Portanto é absolutamente necessário ter um bom titulo () para a página ou site e também bons cabeçalhos (h1,h2,h3,h4,h5,h6) nos artigos.

3. Meta Tags

Meta tags são valiosas. No resultado de uma pesquisa o que se apresenta por baixo dos titulos normalmente são as descrições definidas nas meta tags.

No caso do Google se um site não possuir uma descrição nas meta tags ou essa descrição não parecer muito relevante ao que foi pesquisado o Google irá buscar texto á pagina e apresenta-o como descrição desse site.

Esta é uma das razões pela qual nas primeiras 3 linhas de cada artigo gosto de ser objectivo e apenas depois desenvolver um pouco mais.

Como web designer defendo que todos os sites devem ter pelo menos 2 meta tags cruciais que são a description e as keywords. Isto definitivamente irá garantir melhores resultados do que se não as possuir.

4. Saber HTML ajuda

No ano passado escrevi um artigo no meu blog pessoal intitulado Escrever na Internet. Este artigo pretende alertar para o facto de que escrever na Internet é bastante diferente de escrever num processador de texto ou em papel. Existem uma série de aspectos a ter em conta e normas a seguir de forma a ter o artigo, página ou site bem estruturados. Encorajo todos os leitores a darem uma vista de olhos no meu artigo e a colocar as vossas questões, de certeza que vos será útil.

5. Tamanho dos Artigos

Quem escreve artigos patrocinados já deparou com a exigência de limite mínimo de caracteres que regra geral não é inferior a 200 caracteres.

Este aspecto é um componente crucial para um bom desempenho de qualquer site ou artigo. Os motores de busca indexam todas as palavras, fazem uma contagem e indexam essa contagem. Quando um utilizador faz uma pesquisa essa contagem é utilizada como factor de relevância do site. Um texto curto implica pouco uso de keywords. O uso excessivo de keywords sucessivas pode fazer com que o site seja considerado SPAM.

Um bom artigo curto terá aproximadamente 200 a 250 caracteres ou poderá ser considerado irrelevante.

6.Não esperes resultados instantâneos

A ansiedade pode ser uma inimiga silenciosa. Por vezes o Google indexa as minhas páginas em alguns segundos como por vezes leva dias. Chegar á primeira página do Google é difícil, existem milhões ou biliões de artigos indexados que é necessário ultrapassar. Isto leva tempo. Muito ou pouco irá depender de vários factores. Alguns motores de busca medem a popularidade dos resultados através do número de clicks que recebem, uns juntam ainda a quantidade de backlinks, etc…

7. Submeter a directorias

Isto irá aumentar a visibilidade do site ou artigo e irá também contribuir para aumentar o número de backlinks existentes. Contudo é necessário ter cuidado a submeter a directorias. Um site que um dia tem 100 backlinks e no dia seguinte tem 10 000 é muito suspeito e pode vir a ser banido do Google o que de certeza irá representar uma enorme perda de visitas.

8. Não alteres constantemente o conteúdo

Ainda agora quando referi o meu artigo Escrever na Internet reparei que está muito longo e praticamente sem imagens e é óbvio que precisa de uma remodelação. Como o artigo já tem mais de 1 ano não vejo qualquer problema em mexer nele mas caso tivesse publicado há 1 semana já pensaria duas vezes. Por vezes pode demorar meses para que o artigo renovado seja actualizado nos motores de busca e se alterares constantemente o conteúdo de um artigo poderá devolver resultados muito diferentes dos objectivos que tinhas.

Quanto mais divulgação e melhoramentos fizeres melhores resultados conseguirás. Tal como referi, não adianta esperar resultados imediatos, a longo prazo é que estão os ganhos.

Por Mario Andrade do Invasão

Postar um comentário

0 Comentários